CRASS

Tatchergate (Português)













Home | Videos




















caso tatchergate



SAN FRANCISCO CRONICLE, janeiro de 83

"TELEFONE DE REAGAN-FITA DE TATCHER"

Uma fita de uma suposta conversa entre o presidente Reagan e a primeira ministra britânica Margret Tatcher, feita possívelmente pela KGB, circulou pela Europa esses dias, disse o departamento de estado.
"Esse tipo de ação é típica de atuações soviéticas, embora envolva mais documentos falsificados do que fitas", disse em entrevista.
O departamento também afirmou que, "embora a fita seja de péssima qualidade, as vozes pertenciam a Reagan e Tatcher realmente, apesar de terem certeza de se tratar de uma montagem." Reforça esse argumento o fato de experts no assunto afirmarem que o autor da montagem não é nativo do idioma inglês.
"Investigamos a casa branca, e eles negaram a tal conversa.", disse o departamento. Também afirmou que uma cópia da fita foi recebida pela embaixada americana na Inglaterra uma semana antes das eleições britânicas.
A fita se tratava essencialmente de uma conversa por telefone entre Reagan e Tatcher, e que discutiam sobre a crise das Malvinas e a possibilidade de mandar mísseis americanos ao exército inglês.
"O problema atingirá em cheio o parlamento Inglês, pois sabe-se do afundamento do destroyer britânico há pouco pelos argentinos, e, sabendo do conteúdo dessa fita, isso tudo deixa a primeira ministra em péssima situação. Atingirá também a América, pois há pouco o presidente falou sobre o tratado de desarmamento nuclear, e, no caso, estaria enganando o povo com uma política armamentista ultra-secreta."
Além do mais sabe-se que os Estados Unidos e a Inglaterra tem um acordo de instalar mísseis de medio alcance na europa em represália aos soviéticos no ano que vem.


THE SUNDAY TIMES, janeiro de 83

"COMO A KGB ENGANOU A IMPRENSA OCIDENTAL"

A fita é cheia de estranhos chiados, mas ao fundo se percebe a voz verdadeira de Reagan e tatcher no telefone:"Se houver um conflito poderemos lançar mísseis nos nossos aliados para manter os soviéticos no seu lugar."

"Está falando da Alemanha?", pergunta incrédula Maggie.

"Sra. Tatcher, se qualquer país ir contra nossa posição, iremos bombardeá-lo e remover a instabilidade."

"A fita é uma farsa, uma mentira montada pelo esuqema sofisticado soviético.", afirmou Ronald Reagan.

O departamento de estado passa então a culpar a diretoria da KGB pelo fato.


UM ANO DEPOIS......




THE OBSERVER, janeiro de 84

"A FITA DA KGB É UMA PIADA DE UM GRUPO DE ROCK"

A fita de uma suposta conversa entre o presidente Ronald Reagan e a primeira ministra britânica Margret Tatcher de janeiro passado foi produzida por um grupo de rock anarquista. A confusão atingiu a imprensa do mundo todo, principalmente a européia. Somente no iníncio desse mês, o Sunday Timesrevelou saber dos verdadeiros autores. O jornal tinha descrito a fita como uma propaganda soviética de guerra. Mas ao contrário do que se pensava, não tinha sido produzida em Moscou, mas numa fazenda próxima e Essex. O correspondente americado do jornal falou que o Departamento da CIA acreditava ser a fita uma evidência do suposto 'programa soviético de desinformação'.

Os verdadeiros autores da farsa, o grupo punk-anarquista chamado de CRASS, disse ter ficado pasmado e achar divertido a fita ter sido associada à KGB.

A fita foi enviada anonimamente, cerca de um ano atrás, a vários jornais e uma semana antes das eleições inglesas.

A fita falava sobre a crise das Malvinas. Sabe-se que a Inglaterra invadiu as ilhas após ter seu cruzador que se posicionava estrategicamente na região afundado pelo exército argentino. Na fita, Tatcher dizia ter afundado ela própria o navio, para justificar uma invasão.

Mas à frente Reagan diz ser capaz de invadir qualquer país que fosse contra sua política de proteção européia contra o leste europeu.

As investigações chegaram finalmente aos verdadeiros produtores da fita, um grupo de oito anarquistas que moram em Essex com seus filhos. Os membros da banda, que usam nomes como 'moeda de 5 cents' (Penny Rimbaud) ou G. Sus, admitiram a autoria. Eles mostraram como fizeram isso, durante cerca de dois meses, onde capturaram conversas dos dois líderes da t.v. e rádio, e colocando por cima barulhos de telefone.

"Nós queríamos percipitar uma espécie de debate sobre os assuntos na fita para derrubar Tatcher nas eleições. Apesar da fita ser uma mentira, nós acreditamos que o conteúdo seja verdadeiro."


THE STANDARD, janeiro de 84

"...E A PIADA 'GROSSEIRA'(crass) QUE ENGANOU OS E.U.A."

WASHINGTON. Uma fita com uma suposta conversa entre Reagan e Tatcher deixa o Departamento de estado confuso. A fita tinha sido feita pelo grupo de rock anarquista CRASS, e, dois de seus membros, dissem estar feliz por terem enganado o Departamento de estado e por acharem ser parte de uma propaganda soviética.


SOUNDS, janeiro de 84

"MENTIRA DA 'FITA DA KGB' DO CRASS"

O caso da fita da a conversa entre a primeira ministra inglesa e o presidente americano foi finalmente solucionado. A suposta linha cruzada entre os dois governantes foi preparada no HQ do CRASS em Essex.



 
















Tatchergate Tapes